quarta-feira, 12 de maio de 2010

Filosofia e educação

Qual o elemento essencial da filosofia na educação? Que objetivos as pessoas almejam na educação?

Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação.

Cada um deve ter uma idéia que lhe sirva de embasamento para o que queira acompanhar.

Dentro desse contexto vou mencionar três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade.

Em primeiro lugar temos a educação como redenção da sociedade; como referencia a esse entendimento temo a questão que do individuo que vive a margem da sociedade e a educação o trás de volta. Sociedade esta composta de um conjunto de seres humanos unidos de forma harmoniosa. Por sua vez a educação é uma instancia contraria a sociedade com a finalidade de adaptar o individuo e integrá-lo no meio social já existente.

Como segundo ponto temos a educação como reprodução da sociedade; que trás a educação de forma integral partindo da sociedade que é responsável por sua reprodução, e para a perpetuação desse entendimento a sociedade tem que reproduzi-se pois só dessa forma ira perdurar por toda vida. Em contra partida temos a escola com a função de reproduzir a realidade tal qual acontece, mesmo sabendo que precisa de uma ação que transforme.

Por último temos a educação como transformação da sociedade; no entanto a escola tem a função de preparar o individuo para o mercado de trabalho e para a vida e também de transformar no modo de educar.

Elemento esse que deve ser pensado por cada individuo responsável por educar, ou seja, de como deve ser as práticas de uma educação transformadora.

Rayranne Ribeiro Barreto

13 comentários:

  1. Wellington Barbosa Gomes; Ao ver as três propostas sobre a educação, pensei se não poderia haver uma junção delas, pós, cada uma das propostas, tem algo a oferecer. Temos a redentora com proposta de redimir o ser humano a educação neste sentido, tem como meta, tirar o indivíduo de seu estado de ignorância e trazê-lo para um lugar de redenção. Mas ela não traz a forma como isto deve ser feito; A reprodutora, como o próprio nome já sugeri fala da reprodução do saber no homem, mas como reproduzir sem o conteúdo adequado? Já transformadora, a meu ver faz uma análise de todas e onde uma faltou ela completa. É com se ela trouxesse o que faltou de propostas das outras idéias sobre a educação, pois, as outras falam apenas no que deve ser mudado, mas não fala como isso pode ocorrer.

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  2. Por: Maria Jéssica dos Santos

    A educação desempenha para a sociedade um papel fundamental, pois a partir dela que um sistema político e econômico pode se estabelecer. Tendo a educação a proposta de reproduzir, transformar e ou redimir a adoção de um dessas propostas vai ser definida de acordo com o interesse da sociedade em questão, pois a educação vai sempre condizer e apoiar o meio social. Em uma sociedade ditatorial jamais se adotará uma proposta transformadora, porque não condiz com o interesse social, mas se as pessoas se intereção em mudar esses conceitos a mobilização para a mudança vai iniciar dentro das salas de aulas. E assim a proposta escolhida vai sempre esta relacionada com o interesse social.

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  3. A educação trasforma seres pensantes, aptos a buscar respostas para as ausências existentes, para as interrogações de nossas próprias inquietações, sabemos que a educação é base para termos uma sociedade menos acomodada,e mais atual, entendida de seus direitos e deveres, ela essa educação a qual tanto falamos tem que vir do berço, família e escola juntos num corrossel de aprendizagem.

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  4. A educaçâo é algo que vem facilitar a civilização dos individuos em sociedade.Uma comunicação transformadora que promove o desenvolvimento da capacidade intelectual nos seres humanos.Assim, sendo a educação reproduz o meio humano em que o indivíduo está intergrado.

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  5. A EDUCAÇÃO ENGLOBA TODAS AS AREAS DA NOSSA VIDA, É ELA QUE NO MOLDA DE ACORDO COM A NOSSA SOCIEDADE, ESSA AÇÃO BOURDIEU, CHAMA DE VIOLÊNCIA SIMBOLICA,SEM ESSA EDUCAÇÃO PROPICIADA EM CASA E NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SERIAMOS COMO OS HOMENS DAS CAVERNAS, EMBORA AINDA EXISTA TAIS HOMENS MOVIDOS PELA VIOLÊNCIA BRUTAL, NA CIVILIZAÇÃO DA HUMANIDADE A EDUCAÇÃO SEMPRE ESTEVE COMO CARRO CHEFE DAS INOVAÇÕES, DO ESTADO E DA MODERNIDADE. JÁ DIZIA ARISTOTELES:" ONDE QUER QUE SE DESCUIDE DA EDUCAÇÃO, O ESTADO SOFRE UM GOLPE". JÁ ESTÁ NA HORA DE NOSSOS GOVERNANTES ABRIREM OS OLHOS E ENCARAR O NOSSO DEFAZADO SISTEMA DE ENSINO, COMO UM PROBLEMA A SER SOLUCIONADO, NAO EXISTE CRESCIMENTO E MODERNIDADE SEM A EDUCAÇÃO.

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  6. Jamais deixei a escola interferir na minha inteligência (Mark Twain)

    Não podemos apontar erros educacionais de aprendizado, se possuímos em nossa condição humana o "dom" de errar. Filosofias educacionais européias ou americanas não podem ser os únicos meios de educar brasileiros. Temos sangue latino: afro-índio-europeu e temos uma educação própria. Portanto, podemos ter métodos próprios de educação-aprendizado. A educação não se moderniza e sim seus hábitos de aprendizado. Educação é para mim, uma jovem senhora de milhares de anos que o homem percebeu possuí-la quando deixou de praticar o incesto, por exemplo. Nada mais é que, o MIM pensando sobre o EU.
    Assim, não podemos jamais confundir formação com informação.

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  7. Diante de uma educação comodista, devemos como futuros educadores renovar o ensino de forma a transformar individuos ,nunca reproduzi-los,segundo o Aurelio educação quer dizer: ato de instruir intelectualmente undividuos , pois nessa perspectiva vamos educar de maneira diferente deixando que nossos receptores falem o que pensam e hajam sem medo de errar.Karina Maria

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  8. A educação tem por finalidadeeducar, moldar o ser para a sociedade,a educação é de um fator determinante na construção social, mesmo com a existencia de algumas fragilidades em seu sistema ainda ela consegue exercer independente de ser com plena eficassia redenção quando estende-se aqueles membros que estão as margens de suas diretrizes, reprodução ao repassar consistentemente o modelo de estrutura social e transformação quando eleva os inclusos de seu sistema,estes são processos educacionais que vão desde o ensino de base as universidades o que me leva a acriditar nessa educação.



    juliana emidio

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  9. Estando em lugar privilegiado do saber histórico os autores Bourdier e Passeron, nos remete ao tempo contemporâneo já que foi no século passado que ocorreu a publicação desse conteúdo, próprio do historiador. Eles mostra de forma sublime, boas idéias do aprendizado histórico que os seguidores dessa disciplina devem seguir. Eles ("os autores")usam uma linguajem inovadora e simbólica para designar alguns conceitos básicos como: arbitrário cultural, violência simbólica, modo de imposição, modo de inculcação, legitimidade e etc. O termo "arbitrário cultural"tem um sentido à grosso modo como aquele grupo de individuo sem instrução que acaba atropelando a intelectualidade, já a violência simbólica se refere a facilidade de que os cidadãos dispõe para adquirir conhecimento e muitas vezes é desprezado por muitos.
    (João Macedo)

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. A educação tem como objetivo, desenvolver os potenciais do ser humano na esfera política, para facilitar a socialização e conduzi-lo ao desenvolvimento pleno com padrões morais e éticos para que possa conviver bem em sociedade. Ou seja, o desenvolvimento e o progresso caminham juntos, no que diz respeito à educação, por tanto compreendendo o conhecimento e a capacidade de aprendizagem, se tornam características vitais para as pessoas, para as organizações e para a sociedade.


    Crislany Medeiros

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  12. a educação é transformadora, e cabe a ela instruir o intelectual do ser humano,torna-lo conciente dos seus atos, com a finalidade de intervir em sua preparação também enquanto cidadão, buscando dispertar nesse o compromisso com a sociedade para que essa venha a progredir.

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  13. O pensamento critico do individuo é sem dúvida dúvida criado pela educação, onde há uma adaptação entre o que emite e o que recebe, é na verdade um conjunto de informações, onde ambas as partes aprendem constantemente. A educação tem uma contribuição muito significativa para o meio social, pois, é medindo-se o conhecimento que se mede seu crescimento!

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