quarta-feira, 5 de maio de 2010

RESENHA

O texto do escritor Anísio Teixeira refere-se à educação e a sociedade, para ele estes sempre foram processos fundamentais na vida do homem, pois ambas se influenciam e se completam, uma vez que existe nos dois processos o fato de que há uma circulação de idéias, práticas, transformações e um imenso caminho a ser trabalhado e percorrido em nossa evolução.

Não podemos ver esses processos como algo estagnado, mas sim num caminho de aprimoramento e de conhecimento, que está sempre sendo estudado e experimentado, isso vem se mostrando cada vez mais desde as primeiras sociedades até os dias de hoje.

Podemos ver na Filosofia como ocorre esta transformação, que pode ter vários sentidos individuais, mas cada um com seu valor.

Com certeza ao longo do tempo nos deparamos com algumas confusões ou incertezas por nos amparar em concepções de períodos anteriores ao nosso, mas a ciência cada vez mais procura nos dar respostas, respostas de um mundo mutável e em transformação para que sejam em grande parte evidenciadas. Com a ciência sem dúvidas, um novo leque de possibilidades e caminhos nos é aberto dando-nos novas ferramentas para a criação constante e continua.

Para Teixeira nessa continuidade o universo se organiza e se reorganiza trazendo novas uniformidades de estruturas com mais unidade ou flexibilidade sem descartar características anteriores, isso reflete em nossa mente num processo de ação e reação que resultam em organizações ou processos de formação com novas qualidades.

Com o poder da educação sendo uma estruturação da inteligência ou da fase intelectual, podemos agora não só ter ou sentir, mas também estudar, examinar, observar e conhecer o que antes não se podia. Com ela temos um redirecionamento da natureza que se faz e desfaz e vemos que a educação é a natureza que se faz arte.

Devido o surgimento da inteligência fez-se necessária a educação para o aperfeiçoamento dela própria, lembrando que esta é uma característica específica do homem. Isso lhe dá uma mobilidade e um caráter individual e exclusivo, o homem aplica essa inteligência à natureza e a sociedade em que vive adquirindo experiência por processos de repetições e observações, causando uma contínua reorganização e reconstrução de sua experiência em um processo individual antes mesmo do social.

A experiência traz consigo entre outras coisas o poder de governo e direção, mas isso só é possível quando esta experiência é individual e obedece a métodos que lhe são próprios e é nesse processo de pensamento e educação incorporado à vida que ele se torna um individuo dentro da sociedade.

O homem procura sempre traçar, adaptar e organizar a natureza ao seu modo ou as suas condições de vida e isso só tem se confirmado com o tempo em qualquer sociedade, ele fez da humanidade seu laboratório, onde prova ou não seus métodos e experiências na construção material, social e moral. Teixeira destaca que todo esse conhecimento adquirido trouxe de uma sociedade lenta e pouco produtiva a uma sociedade febril e dinâmica, que se transforma rapidamente, num curto espaço de tempo e podemos aplicar esta consideração também a educação que tem cada vez mais se desenvolvido.

A escola como responsável por esta educação teve que acompanhar os passos da vida e marchar em busca de progresso, pois ela guarda em si valores sociais e morais indispensáveis em nossas vidas. Nossa vida é movida pela educação, através dela podemos viver em sociedade.

Vemos nitidamente que temos uma grande tarefa a ser executada diante de tantos progressos: o de formar homens preparados para ele, procurando libertar-lo de algumas prisões que ele mesmo fez, onde ele muitas vezes tornou-se escravo de suas próprias criações, pois o homem vive e precisa viver e é necessário um alicerce forte e bem planejado para suprir suas necessidades.

A ciência está ao nosso alcance para transformar, resolver parte de nossos problemas e evitar o desajustamento moral e social em que vivemos. A escola pode e deve ser uma ferramenta de renovação social, embora isso seja apenas uma esperança, depende de nós mesmo fazê-la realidade.

Enfim, além de uma educação diversificada em nossa sociedade é preciso que ela tenha qualidade e objetividade para instruir seus alunos, também é preciso transformar a sociedade para receber estes alunos no seu seio da melhor forma possível, uma reciprocidade seria um termo adequado para o progresso e desenvolvimento tão almejado por todos.

REGINA MONIQUE

16 comentários:

  1. Realmente em seu texto, Teixeira deixa bem claro, que o processo educacional, vive em continuo desenvolvimento. Também fala da importância do conhecimento que o endividou tem e mostra uma relação muito importante entre conhecimento empírico, este, adquirido com a experiência de vida e o conhecimento acadêmico. Outra coisa importante, que o texto deixa bem claro; é separação que ele faz deste saberes. Mas, sobretudo da importância deste conhecimentos no processo educativo ou seja, da junção dele neste modelo educacional.

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  2. Este comentário foi feito por: Wellington Barbosa Gomes

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  3. A educação e a sociedade ambas são uma junção de equilibrio pois a educação molda aquilo que a sociedade deseja, um cidadão completo que deve está ligado a ética e ao bom senso dos relacionamentos humanos, é isso que o mercado de trabalho espera de um funcionario, um equiliobrio e uma boa comunicação em sua vivência social.

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  4. O Anísio Teixeira realmente é bastante claro no momento que trata os processos de educações e sociedades como processos que estão em constante construção, sendo ambos processos que vão se transformando e evoluindo acompanhando o ritmo das evoluções, em um caminho de aprimoramento. Estes processos fazem parte do mosaico de “mundo” que vive transformações e mudanças, entretanto a ciência acaba sendo um poço onde buscamos as respostas para nossas indagações. E esta ciência muitas vezes altera as concepções, conjunturas e modelos de vida, Teixeira nos mostrará que isto ocorre, mas as construções passadas não se dissolvem.

    E podemos ver nesta citação: “Com o poder da educação sendo uma estruturação da inteligência ou da fase intelectual, podemos agora não só ter ou sentir, mas também estudar, examinar, observar e conhecer o que antes não se podia. Com ela temos um redirecionamento da natureza que se faz e desfaz e vemos que a educação é a natureza que se faz arte.”Como a educação pode servir como norteadora para a compreensão com uma mente aberta, dos novos processos e paradigmas.

    ASS. Modesto C. Batista Neto

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  5. A educação e a sociedade dependem uma da outra para coexistir, pois a sociedade vai estabelecer o método ou o modo de como se deve educar e o sistema social, político e econômico para se estabelecer e se prolongar necessita de um suporte ideológico e filosófico retirado da formação educacional dos indivíduos. Sendo a assim a uma interação entre o meio social e o meio educacional de fundamental importância para ambos.

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  6. A educação ela é o alicerce de uma sociedade equilibrada, no entanto se levarmos para outro lado, seria a nossa sociedade composta por seres inseridos num patamar a qual ele deveria está? ou a qual ele mesmo buscou? então essa ligação de sociedade e educação, faz do meio educacional uma porta de entrada para vivermos num mundo mais igualitário.

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  7. Sociedade sem educação é algo semelhante ao homem pré-histórico,sem o domínio das palavras.A educação age nos seres humanos como, um pintor que cria uma bela pintura em um espaço branco, vazio, sem vida e sem cor.Dessa forma, a educação lapida o diamante bruto da sociedade.

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  8. É realmente necessário que haja uma relação entre a sociedade e a educação, tendo em vista que uma se molda a outra. A educação deve ser o fator principal e exige um maior investimento por parte da sociedade, pois é através dela que se formam os indivíduos dotados de conhecimentos sejam eles empíricos ou não.
    Janinny Gildegardia

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  9. Anísio Teixeira mostra que, Sem duvidas educação e sociedade caminham juntas, uma complementando a outra, mais para mim quando se tem uma boa educação se constrói uma sociedade bem organizada e que esta sempre em desenvolvimento.
    A educação principalmente no ambiente escolar reproduz, assim, a nível social, os diferentes capitais culturais das classes sociais e, por fim, as próprias classes sociais. Uma de preocupações é justamente a da possível autonomia que pode ser atribuída ao sistema escolar, em relação à estrutura de classes.

    Ass: Jose Célio

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  10. A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.(Paulo Freire)

    Falar de educação não pode jamais se limitar a uma estrutura social chamada escola. Devemos ter em mente que, é sempre um desafio o ato de aprender, pois o aprendizado de cada indivíduo tem grande interferência de sua própria educação.
    O mundo precisa de seres capazes de pensar e de fazer o novo, não apenas para sair de suas crises, como no passado. Que suas crises sejam por fome e que sua fome seja por educação e não apenas por aprendizado.

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  11. assim como anisio, outro teórico que retrata bem essa questão de educação e sociedade é
    Durkheim,que expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola e comunidade.
    Fundamentalmente, Durkheim parte do ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida na sociedade. este processo é realizado pela família e também pelas escolas e universidades:
    A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança determinados números de estados físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade política em seu conjunto, e por outro, o meio especifico ao qual está destinado.

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  12. com base no contéudo resenhado percebe-se que Texeira defende com forte convicção o cominhar indivissivel da educação com a sociedade,e concordo que ambas juntas caminham para o crescimento o e desenvolvimento social, mas que o forte alicerçe para que se consiga um bom nivel de dessenvolvimento social depende plenamente de uma educação consistente quebrando assim o sistema de estruturação de classes que aparentemente é imutavel.


    juliana emidio

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  13. a sociedade se encontra num processo de mudança constante, e a educação tende a se moldar para atender as suas necessidades, já que esta é responsavél pela preparação do homem em quanto ser social.neste momento o papel da educação cresce e ela se torna a base para conduzir as relações sociais.
    portanto é notorio a forte relação entre educação e sociedade, deixando claro que uma depende da outra.

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  14. Para Teixeira a educação e a sociedade precisam estar ligadas uma a outra como com elos de reciprocidade em busca do sentimento de progresso, uma vez atingido este sentimento de compromisso com o progresso, ambas podem passar a viver em harmonia, visando o bem uma da outra, construindo alicerces seguros para todos, isto pode parecer difícil, mas precisamos procurar transformar e adequar nossas necessidades em busca de um equilíbrio constante.


    Crislany Medeiros

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  15. A educação pode ser vista como um processo transformador ao qual o homem é submetido, ela nos molda e aponta para nós caminhos a serem seguidos. É através da educação que encontramos a luz orientadora de nossas vidas e ela que nos prepara, liberta e faz com que desperte em nós o desejo de procurar um caminho melhor para ser vivido.


    REGINA MONIQUE TAVARES

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  16. Anísio Teixeira enfatiza a relação entre sociedade e educação mostrando como ambas se completam. Observamos que para que haja um bom funcionamento da sociedade é necessário que haja educação. A escola é responsável pela educação e cabe a ela formar bons cidadãos capazes de contribuir para o progresso da sociedade. Sociedade e educação estão sempre em interação.

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